Suas indicações e aplicabilidades na clínica diária:
É atualmente o principal método de diagnóstico das doenças orgânicas do esôfago, estômago e duodeno. Permite não só o diagnóstico das doenças, mas também a coleta de material para estudo (biópsia) ou até o seu tratamento (p.ex. polipectomia).
O exame
O preparo é feito com aplicação de spray anestésico na orofaringe. Em seguida o paciente recebe um sedativo endovenoso e o exame é realizado pela introdução suave, através da boca, de um tubo endoscópico fino e flexível, que permite o estudo detalhado do interior do esôfago, estômago e duodeno. O exame é geralmente bem tolerado, durando cerca de 15 minutos. Permite a realização de biópsias para estudo complementar histopatológico.
Preparo prévio
Jejum de 8 horas para alimentos sólidos.
Comparecer no dia e hora marcados acompanhado (a) obrigatoriamente por um adulto.
Se possível, trazer o laudo das endoscopias realizadas anteriormente.
Traga sua medicação habitual para tomar, se necessário, após o exame. Caso seja necessário tomar antes do exame, o faça com um pouco d’água até 4 horas antes do exame.
Cuidados pós-exame
Não deverá dirigir nem realizar nenhuma tarefa que exija reflexo ou atenção contínua nas 6 horas que se seguem ao exame. Lembre-se que você estará sedado e estes medicamentos diminuem os reflexos edeixará um pouco sonolento.
Evitar alimentos de difícil digestão como gorduras, frituras e que contenham condimentos em excesso.