Condiloma Anal

Condiloma Anal

Condiloma anal é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por Papiloma vírus humano, doença conhecida pela sigla HPV.
 
O condiloma anal é uma doença caracterizada pelo aparecimento de verrugas no ânus, que geralmente são moles e úmidas podendo ser vermelhas ou rosadas.
 
Esta doença sexualmente transmissível se manifesta de 1 a 6 meses após a infecção, ou seja, o ato sexual com parceiro portador, e se desenvolve rapidamente em mulheres grávidas, em portadores do vírus da AIDS ou em pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência no sistema imunitário.
 
O diagnóstico do condiloma anal se faz através da observação das verrugas pelo médico e o tratamento local pode ser feito s através de tratamento com laser, crioterapia, ou cirurgia utilizando anestesia local. Outra alternativa é a aplicação de substâncias químicas como Toxina Purificada ou Ácido Tricloroacético diretamente sobre as verrugas, técnica que requer a aplicação durante vários meses, costuma queimar a pele e são relatadas falhas com bastante frequência.
 
Por ser uma doença viral, as verrugas anais costumam reaparecer, precisando de um novo tratamento sempre que reparecerem.
 
Os médicos especialistas aconselham que todos os parceiros sexuais do portador do HPV sejam examinados e tratados se forem diagnosticados com a doença.
 
Período de Incubação
Semanas a anos. (Como não é conhecido o tempo que o vírus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalor mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas).
 
Tratamento
 
Os tratamentos disponíveis são locais (cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações etc) e visam somente a remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino). As recidivas (retorno das lesões) podem ocorrer e são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado.
Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.
Não existe ainda um medicamento que erradique o virus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo. 
Já existem vacinas para proteção contra alguns tipos específicos do HPV, estando as mesmas indicadas para pessoas não contaminadas.
condiloma-anus